Psicanálise

Curso de Psicanalise

Curso Livre de Capacitação em PSICANÁLISE.
Abaixo se encontra em destaque a postagem com informações .
Não deixe de ler e consultar-nos.

sábado, 10 de setembro de 2011

INVEJA QUE MATA

Inveja
É uma doença psíquica maléfica, destrutiva, pior dos sentimentos que pode habitar o ser humano. Inveja corrói continuamente como se o corpo estivesse mergulhado em ácido. Queima mais que o fogo, alterando toda a química do ser, gerando uma pulsão de morte por aquilo que a pessoa não consegue ser.
É uma projeção de raiva sobre a outra pessoa , quando na realidade gostaria de ser como ela e como não consegue, agride sem refletir, pois não enxerga o monstro que habita dentro do seu ser.
Na visão psicanalítica, Freud fala do afeto presente no desenvolvimento sexual feminino, “o sentimento de falta”, de onde deriva o “complexo de castração”, por não ter e não ser como o outro.
Melanie Klein em 1957, na obra “Inveja e Gratidão”, aborda a polêmica concepção de inveja primária como um derivado direto da pulsão de morte,
presente desde o início da vida, sob a forma de ataques invejosos e sádico-destrutivos contra o seio da mãe.

O conceito de “inveja do pênis” na obra freudiana “Sobre as Teorias Sexuais da Criança” (1908) fala de uma experiência psíquica inconscientemente vivida pela criança denominado “complexo de castração”, por volta dos cinco anos de idade, e decisiva para a sua futura identidade sexual.

Inveja não é querer ter o que o outro tem, mas sim não querer que o outro tenha o que tem ou que seja o que é. Esta angústia destrutiva se manifesta na vida adulta, oriunda de traumas da infância pela descoberta de que o outro tem algo mais do que ela, fixado no inconsciente pela diferença anatômica entre os sexos.

A inveja é o sentimento raivoso de que outra pessoa possui e desfruta algo desejável, sendo o impulso invejoso o de tirar este algo ou de estragá-lo.
A inveja pressupõe a relação do indivíduo com uma só pessoa e remonta a mais arcaica exclusiva relação com a mãe.

Não se torture com a inveja, jogue fora seus sentimentos de frustração e de incompetência, refugue a raiva e ódio, estimule a humildade para crescer e aprender com os mais nobres sentimentos de amor, eliminando o veneno que tanto incomoda o invejoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário