Psicanálise

Curso de Psicanalise

Curso Livre de Capacitação em PSICANÁLISE.
Abaixo se encontra em destaque a postagem com informações .
Não deixe de ler e consultar-nos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Surto Depressivo

Surto Depressivo
Recentemente uma pessoa me falou:
“a minha irmã pirou de vez ficou maluca!”
Ela tem boa formação, tem boa família, tem casa e carro, tem um bom emprego, ganha bem e trabalha bastante. Trabalha três períodos diariamente.
De repente começou a chorar muito, não quer conversar com ninguém, não quer ir trabalhar, nada está bom pra ela. Ficou realmente doida!
Nos últimos meses engordou 12 quilos e come tudo o que vê pela frente, não aceita mais conversar sobre se isto ou aquilo faz mal a saúde. Não sabemos o que fazer, pois quando falamos para ela que precisa reagir, ela desanda a chorar e se tranca no quarto. Quer somente ficar sozinha. Em uma outra história além desse quadro triste, a pessoa passou a fumar compulsivamente e a consumir bebida alcoólica.
Se você está lendo esse relato e percebe que tem essa manifestação dentro da sua casa ou em seu universo de relacionamentos, poderá estar presenciando um surto depressivo, que se não for devidamente tratado com terapias e medicação psiquiátrica poderá haver potencialização da doença.
A pessoa vítima de depressão tem um sofrimento interno terrível! É uma tristeza tão grande que poderá levar ao desejo de por fim na vida. Só ela sabe o tamanho do seu sofrimento.
Para lidar com o depressivo precisamos de uma dose muito grande de amor e neutralidade, respeitar os sentimentos sem se envolver, tendo a paciência de ouvir as lamentações, sem interferir nos sentimentos, sem querer dizer como ela deverá se comportar, sem criticar, sem dar exemplos de outras pessoas, e sutilmente encaminhar para tratamento.
Depressão não é frescura, é um transtorno neurótico que pode levar a loucura. Poderá ter alguns momentos de melhora, más sem o tratamento adequado explodirá de forma inesperada que pode levar a resultados irreparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário