Psicanálise

Curso de Psicanalise

Curso Livre de Capacitação em PSICANÁLISE.
Abaixo se encontra em destaque a postagem com informações .
Não deixe de ler e consultar-nos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

SUICÍDIO



A dor que rasga no peito, a angústia que enlouquece, incendeia a alma instigando o desejo de dar fim na vida.  Com uma energia de uma bomba atômica, explodindo em raiva e tristeza, levando a sentimentos destrutivos, criando imagens e situações como se fosse uma roleta russa sem saída. Estes sentimentos angustiantes são manifestações de doença mental e precisa ser entendida como uma doença que pode ser tratada, como qualquer outro quadro clínico, como febre, dor de cabeça, dores diversas.

Suicídio ocupa a terceira posição entre as causas mais freqüentes de falecimento na população de 14 a 54 anos em alguns países. Estima-se que as tentativas sejam 20 vezes mais freqüentes que os suicídios consumados. Os homens cometem mais suicídio, e as mulheres fazem mais tentativas. Os transtornos mentais estão associados com cerca de 90 por cento dos casos de suicídio.

O ser humano, na fase inicial de sua vida, necessita dos cuidados para assegurar-lhe as condições mínimas de sobrevivência.  A mãe tem papel fundamental e determinante no desenvolvimento do ser.  Negligência, ignorância, abuso físico, verbal, sexual, emocional, maus tratos, rejeição da gravidez, deficiência na alimentação, violência, descuido do bebê, geralmente levam mais tarde a um estado amplo de torturas mentais inconscientes.

Em alguns casos, a automutilação que se caracteriza por  auto-lesões na pele, especialmente o cortar-se, queimar-se ou ferir-se com objetos pontiagudas são manifestados.  A nossa pele é o nosso envoltório. É o limite, a fronteira, entre o dentro e o fora.  Na tatuagem, prática cada vez mais comum, o indivíduo procura imprimir na própria pele imagens que o representem, que reafirmem características relacionadas à sua identidade.  O mesmo acontece no piercing.

O desenvolvimento da personalidade se dá de maneira truncada e interrompida, em função da falta de continência mínima, de afeto e de cuidado básico.  A presença destas condições proporcionam indivíduos com uma grande chance de se desenvolverem de um modo diverso, de grande sofrimento que os levam ao desejo de morrer.  Esta situação se expressa de maneira emblemática através das estatísticas que indicam um alto índice de ocorrência de abuso sexual infantil em pessoas com tamanho sofrimento mental.

Psicanálise, maravilhosa missão de tratar da dor da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário